Imitação dietética - diet - de pudim de leite condensado tradicional: com furinhos!
(Receita pesquisada na internet e testada em casa. Modificada da genial receita original de Carol Emboava, cuja receita deliciosa testei -com fotos demonstrando os furinhos).
A melhor notícia para convencê-los a experimentar fazer em casa: a receita dividida em 13 fatias apresenta 49 calorias por porção!!! Não, não é erro: quarenta e nove caloriazinhas. Menos que uma barra de cereal.
A princípio desacreditei, especialmente pela cor e receita da calda, mas a Sra. Carol estava certa:
"Não imaginava que o sabor dessa receita poderia ficar tãaaao parecido com o pudim de leite original. Fiz mais pra testar, mas me surpreendi com o resultado final... ...sabor muitíssimo parecido, a aparência idem, ... Não é uma maravilha? E sem sabotar a dieta! hehehe!"
Segue a receita modificada após os meus testes:
Pudim:
- 2 copos americanos de água filtrada;
- 1 copo americano de leite em pó desnatado UHT;
- 1 copo americano de adoçante em pó culinário: exs: "Tal e Qual", sucralose, etc...;
- 3 ovos médios -a única indulgência;
-uma folha de gelatina - ou 1/2 pacote da em pó) sem sabor;
-4 gotas de corante alimentar marrom ou caramelo.
Calda:
- 1 copo americano de adoçante culinário em pó;
- 1 colheres de sopa de água;
-1 colher de café de corante alimentar marrom ou caramelo - a quantidade pode ter de ser ajustada.
Preparo:
Bater todos os ingredientes do pudim juntos no liquidificador. Apenas separe 1/2 copo de água e ferva no microondas para dissolver a gelatina. Bater novamente e despejar na forma com furo central com a calda que foi previamente feita levando o adoçante, a água e o corante ao fogo bem baixo. Dissolva bem. Deve engrossar, mas não ao ponto da calda de açúcar. A calda é despejada primeiro. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio em banho maria por 40 minutos. Após esfriar, desenforme e leve à geladeira por 2 a 3h.