Sunday, May 9, 2010

Chávez - Louco de amarrar e bater com pau

A cara de pau do ex-golpista e atual presidente da Venezuela, país que outrora foi uma ilha de democracia na América do sul crivada por ditaduras, parece ou não ter fim, ou o mesmo está sendo acometido por uma demência precoce.

O site da FolhaOnline deste domingo, dia das mães, noticia que "Chávez culpa "burguesia" por problemas econômicos na Venezuela" (fonte). Segue sua sanha de loucura dizendo: "Os burgueses estão muito envolvidos no funcionamento da economia. Eu os alerto: não seremos jogados de um lado para o outro (...) Fazemos um esforço para elevar os salários (...) e imediatamente os capitalistas aumentam tudo, comida, transporte, roupas. Eles estão tentando causar problemas e não vamos permitir isso".

Imagino que ele tenha tido uma noção bastante sofrível de História da América Latina e mais pobre ainda de noções básicas de economia, mas estes ciclos de aumento de salários versus inflação ocorrem na América Latina desde o tempo do barco a vapor.

Sr. Chávez, a História Universal nos mostra que, ao contrário de suas insanas palavras, o capitalismo ainda é o sistema econômico "menos ruim". Socialismo não passa de uma débil tentativa de retomada do atraso e tirania de parte do mundo no Século XX, e uma desculpa para os desmandos autoritários em seu país.